O que faz um corregedor da polícia?

Um corregedor da polícia é responsável por averiguar a correta conduta de outros policiais. Conhecida como Polícia da Polícia, a Corregedoria da Polícia é um setor essencial da democracia brasileira, tendo suas origens decorrentes do Período de Chumbo, quando a polícia ditatorial da época praticou atos desumanos contra a população por mais de vinte anos. A nova polícia passou a entrar em vigor com a nova Constituição de 1988.

Entre as competências de um corregedor de polícia podem-se destacar: apuração de irregularidades e infrações cometidas por servidores do departamento de polícia; coleta de dados estatísticos das atividades de polícia e disciplinar; controle, fiscalização e avaliação dos trabalhos das comissões de disciplina; recebimento de queixas ou representações sobre faltas cometidas por servidores em exercício no departamento de polícia; elaboração de planos de correções periódicas; orientação das unidades descentralizadas na interpretação e no cumprimento da legislação pertinente às atividades de polícia e disciplinar.

O trabalho de um corregedor é complicado no que diz respeito a trabalhar em uma atitude imparcial em relação aos casos. Não deveria haver casos onde certas ações de policiais corruptos sejam omitidas por conta do coleguismo, pois isso aumenta o nível de corrupção na corporação e inibe a população de denunciar ações policiais incoerentes, pois implanta-se a sensação de impunidade e até mesmo medo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *