O que faz um copiloto

O copiloto é o profissional que fornece auxilio ao piloto na condução de um veículo, seja um carro, um avião ou um navio. Embora muitas pessoas acreditem que um copiloto tem menos responsabilidade, conhecimento ou formação que um piloto, essa ideia está completamente errada. Na verdade, um copiloto tem exatamente a mesma formação que um piloto. Por isso, no fundo, existem duas pessoas com capacidade para pilotar, mas, em termos de hierarquia, o piloto está numa posição superior a do copiloto.

No caso específico das aeronaves, o copiloto presta auxílio ao comandante. O copiloto manipula e observa, utilizando conhecimentos técnicos, a altitude, a velocidades, as pressões, o funcionamento dos motores, as temperaturas e o consumo de combustível. Entre as responsabilidades que estão a cargo do copiloto está a comunicação com a torre de controle, a leitura da checklist durante todas as etapas do voo, acompanhar o abastecimento da aeronave e o carregamento da carga na mesma, realizar a inspeção externa do veículo, preencher o plano de voo, entre outras.

Existem vários cursos que oferecem o ensino dos aspectos técnicos necessários para exercer a profissão de copiloto, ou de piloto, mas também é preciso ter em consideração que a sanidade física e psicológica é de extrema importância. Isto, porque esse tipo de profissional é confrontado com muitas situações de estresse e pressão psicológica, nas quais o controle das emoções e a capacidade de agir e tomar decisões com rapidez e precisão podem ser aquilo que separa um voo com alguns problemas de uma tragédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *