O que faz um coordenador de logística

Logística é a área de uma empresa que tem a responsabilidade de cuidar do controle da matéria-prima necessária para a produção da empresa e também a distribuição dos produtos produzidos. O profissional de logística tenta sempre otimizar os processos e diminuir custos. Quanto maior a empresa, mais complicada fica a distribuição logística. Imagine, por exemplo, uma grande rede varejista com dezenas de mercados. Comprar dezenas de produtos e fazê-los chegar até as gôndolas, com o menor gasto e tempo possível, é o objetivo.

Um coordenador de logística é o profissional responsável pela coordenação de toda a área de logística da empresa. Ele quem cuida dos estoques da empresa, da distribuição da produção em toda a área de atuação da empresa, controle de horários das entregas, controle de rotas e meios de transporte, etc. O coordenador de logística tenta sempre utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível, por exemplo, programar a entrega de uma carga dentro do horário de trabalho do motorista e entregador, evitando o pagamento de horas extras. O coordenador de logística, hoje, deve saber utilizar softwares que auxiliam seu trabalho.

Salário inicial

O salário médio de um coordenador de logística é de R$ 6.400,00.

O que estudar?

Para atuar na área não é necessário curso superior, mas tanta responsabilidade exige que os profissionais sejam os mais qualificados possíveis. Portanto, ter um curso técnico ou superior na área de Logística passa a ser um diferencial. Falar outras línguas é extremamente importante para a comunicação com os clientes. Espanhol é essencial caso a empresa atue no Mercosul, e inglês caso exporte para países além da América Latina.

3 Comments

  1. jean noguera dos santos

    21 de agosto de 2013 às 7:44

    eu entrei agora nessa área de coordernador logistica gostaria de saber qual a minha funçao dentro da minha empresa que é na construção civil tem como voces enviar pra mim uma postila pra eu entender essa area eu ja trabalhei na area de transporte que é muito diferente eu trabalhava na expedição

  2. Marcos

    12 de outubro de 2014 às 10:50

    Atualmente sou Encarregado de Operações Portuárias. ( descarga e embarque, soja, milho, farelo e açúcar ) Esse cargo é um desafio, porque é um recomeço, uma nova experiência. ( Meu perfil é administrativo ) E preciso de mais ideias inovadoras, auxílios, entre mais. Para subir degrau por degrau.

    Certos de Vossa colaboração, desde já agradeço.

    Marcos Neves

    • Roger

      10 de julho de 2015 às 10:07

      Bom dia!!! Sr. Marcos…gostaria de atuar nesse seguimento de eoperações portuárias..o sr. pode me dar mais informaçoes…estou me graduando em logistica em Dezembro de 2015…esse segmento muito me interessa…obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *