O que faz um COO

O COO é a segunda pessoa mais importante em uma empresa, logo após o CEO. Esse profissional é responsável pela gestão das operações realizadas em uma empresa, seja ela uma decisão administrativa, financeira ou simplesmente gerencial. Esse cargo já existe nas empresas, que é o cargo de Diretor de Operações ou Diretor-geral, e que tem o mesmo significado da sigla, oriunda do inglês, Chief Operation Officer.

Dentre suas principais funções, o COO fará um acompanhamento mais próximo da situação da empresa, sendo a pessoa de confiança do CEO. As análises feitas pelo COO auxiliarão na tomada de decisão do CEO. Com tamanha responsabilidade, é fundamental que a pessoa que desempenhará essa função tenha muito conhecimento do mercado de atuação da empresa, além de vasta experiência.

Dependendo do CEO, o COO poderá tomar decisões em sua ausência. Com tamanha tarefa a ser desempenhada, nada mais justo do que um salário justificável. Em algumas empresas, o salário para COO com experiência pode chegar a 20 mil reais por mês. É claro que para quem ainda está caminhando até esse objetivo, os salários são relativamente  mais baixos.

Para se tornar um COO você deve obter o máximo de informação sobre a área que deseja atuar, além de formação completa em Administração ou áreas afins. Conhecer outros idiomas facilita muito a entrada de pessoas novas no mercado, vale a pena investir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *