O que faz um controlador de tráfego aéreo

Antes conhecidos como controladores de voo, os controladores de tráfego aéreo são os profissionais responsáveis pela decolagem e aterrissagem de aeronaves dos mais diferentes portes em um aeroporto. Assim sendo, está é uma atividade que exige um alto nível de responsabilidade.

O perfeito funcionamento do aeroporto depende de as instruções fornecidas pelo controlador de tráfego aéreo serem seguidas à risca e/ou das informações que fornecem serem levadas em conta pelos pilotos das aeronaves. Isto, porque é este profissional que emite autorizações de voo e fornece as informações necessárias para que a aeronave realize as manobras sem que haja qualquer incidente. Adicionalmente, o controlador de tráfego aéreo é responsável também pela circulação de pessoas e outros veículos nas pistas de voo, sendo, portanto, quem tem sob a sua alçada a responsabilidade de evitar quaisquer acidentes, transtornos e atrasos que tenham a ver com o congestionamento das pistas e aéreas reservadas.

Para poder exercer esta atividade o indivíduo tem de ser admitido, através de processo seletivo, pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo ou pela Escola de Especialistas da Aeronáutica, ambas pertencentes à Força Aérea Brasileira. Embora o processo seletivo seja rígido e ser controlador de tráfego aéreo seja uma atividade de enorme responsabilidade, esta ainda não é considerada uma profissão no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *