O que faz um consultor tributário

A função de consultor tributário é principalmente orientar seus clientes, em geral empresas, sobre os processos e leis tributárias. Esse setor em uma empresa é crítico, uma vez que erros no pagamento de tributos podem gerar processos de centenas de milhares de reais ou mesmo multas aplicadas por órgãos públicos de fiscalização. Há uma variedade imensa de tributos pagos por uma empresa, desde a própria produção do seu produto até o pagamento de funcionários, e no meio dessa quantidade de detalhes o consultor tributário pode prestar um ótimo serviço.

Além dessa função de auxiliar no correto pagamento dos tributos, o consultor tributário também atua na defesa da empresa. Por entender da área, pode notar quando há uma cobrança ilícita sendo realizada, seja por uma empresa ou mesmo o governo. O consultor tributário pode ainda buscar formas de diminuir o impacto dos tributos na empresa, por exemplo por meio de leis de incentivo.

Salário inicial

Para um consultor tributário de nível pleno o salário varia entre R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00.

O que estudar?

O consultor tributário deve ter graduação em Direito. Deve aprofundar seu conhecimento no direito tributário, aprendendo o funcionamento da área e suas diversas regras. Quanto mais experiência do consultor, maior credibilidade passará ao cliente, aumentando as chances de contratação.

3 Comments

  1. Nicodemos

    13 de novembro de 2012 às 13:57

    A Consultoria tributária não é uma atividade compartilhada, onde tanto o Advogado como o Contador podem atuar?

    • Renato Teixeira

      15 de Maio de 2014 às 20:59

      Sim, é atividade compartilhada, não exclusiva. Contabilistas e até economistas podem realizar tal atividade.

  2. Wilson José Gonçalves

    15 de Janeiro de 2017 às 9:51

    Uma pessoa que entende bem desta matéria mas q n tem curso universitário pode ser um consultor tributârio? Junto ao INSS por exemplo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *