O que faz um consultor legislativo

O Poder Legislativo é um dos três poderes nacionais do Brasil (os outros dois são o Executivo e o Judiciário). Fazem parte do Poder Legislativo os senadores, deputados (federais e estaduais) e vereadores. A tarefa do consultor legislativo é fornecer à diferentes áreas do Poder Legislativo assessoria em questões jurídicas relevantes. Como a área legislativa é realizada pelo governo (seja federal, estadual ou municipal), grande parte das vagas de consultoria legislativa são preenchidas com concurso público.

No âmbito federal o consultor legislativo trabalha no Senado ou na Câmara dos Deputados. No âmbito estadual, trabalha na Assembleia Legislativa. Já no âmbito municipal, o consultor legislativo exerce função na Câmara Municipal. Todo o processo de criação e alteração de leis pode acabar passando nas mãos dos consultores legislativos. Entretanto, os políticos não são obrigados a submeterem as leias aos consultores, embora seja uma prática bastante presente. Os consultores acabam orientando sobre o processo legislativo que deve ser tomado.

Salário inicial

Depende, na maioria das vezes, de concurso público, com salários acima de R$ 7.000,00.

O que estudar?

A área que mais demanda é a de bacharéis em Direito. Mas como o trabalho legislativo envolve diferentes setores, por exemplo educação, saúde ou economia, há demanda de consultores legislativos que entendam de outras áreas como essas.

1 Comentário

  1. catraina matos de farias da silva

    8 de setembro de 2012 às 13:34

    Adorei muito bem explicado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *