O que faz um consultor em planejamento financeiro

Tendo surgido nos anos 70 nos Estados Unidos, a profissão de consultor em planejamento financeiro é relativamente recente no Brasil – cerca de 10 anos – e tende a ganhar cada vez mais espaço. Esse crescimento do mercado para profissionais dessa área se deve ao fato de o país ter alcançado um ponto de estabilidade financeira no qual o planejamento financeiro se mostra uma necessidade. Dessa forma, a profissão de consultor de planejamento financeiro se mostra uma ótima aposta, principalmente se tivermos em conta as projeções financeiras para o Brasil nos próximos anos.

Seja de forma autônoma ou fazendo parte dos quadros de empresas de consultoria, o consultor de planejamento financeiro tem como função aconselhar os seus clientes a melhor forma de planejar as suas finanças a curto, médio e longo prazo, sendo que em longo prazo são procurados, na maioria das vezes, para aconselhamento relativamente a planos de aposentaria.

Para atuar como consultor de planejamento financeiro é imprescindível que o indivíduo detenha o certificado de planejamento financeiro, outorgado pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros, bem como autorização da Comissão de Valores Mobiliários para trabalhar na área. Pela natureza das funções inerentes à esta profissão pessoas com graduação em contabilidade, direito, administração, economia e matemática são as mais indicadas para atua como consultor de planejamento financeiro. No entanto, não indivíduos de outras áreas do conhecimento com formação complementar nestas áreas também tentar a certificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *