O que faz um consultor educacional

Um consultor educacional é um profissional que está sempre atualizado em relação aos estudos envolvendo o aprendizado, à novas leis e regras educacionais, entre outros. Por estar sempre ciente do que tem sido pesquisado (como novas metodologias de ensino ou métricas de avaliação) e daquilo que o governo está exigindo, o consultor presta um serviço às instituições de ensino. Não há restrição quanto ao nível da instituição, podendo fazer uso dos serviços do consultor desde as escolas de ensino primário e fundamental até as instituições de ensino superior.

Por estarem focados no ensino dos alunos ou na administração burocrática e profissional da escola, os professores, pedagogos e diretores não tem tanto tempo para aprender novas técnicas ou para se manterem atualizados quanto à novas leis que surgiram. Dessa forma, podem ser auxiliados por um consultor especializado e que se dedica à isso. O consultor pode interferir no método que a escola tem utilizado, no material didático, dar sugestões de ambientes e meios que podem auxiliar no aprendizado, enfim, quanto ao ensino devem fazer um atendimento personalizado de acordo com os objetivos da escola. Por exemplo, um consultor não vai sugerir à escola o investimento em equipamentos tão caros se o objetivo da escola é oferecer um ensino bom mas não tão caro. Esses detalhes sobre o que a escola deseja é de suma importância para o trabalho do consultor educacional.

Salário inicial

Acima de R$ 3.000,00.

O que estudar?

Depende de que área educacional o consultor pretende se especializar. No entanto, ter uma base em cursos que envolvem educação (como os de licenciatura ou Pedagogia) podem ser muito úteis para se iniciar nessa área de consultoria.

1 Comentário

  1. Pedro Lessa

    29 de junho de 2017 às 10:38

    Precisa ter experiência nessa área ou algum tipo de curso específico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *