O que faz um consultor de turismo

A função de consultor de turismo (ou consultor de viagens) é uma evolução dos agentes de viagens, que perderam espaço em função da grande quantidade de informações sobre preços de passagens e hotéis na internet. Enquanto os agentes de viagem faziam o papel de vendedores, tendo pouco conhecimento sobre os destinos da viagem, um consultor de turismo precisa ter conhecimento mais profundo.

Um consultor de turismo é responsável pelo planejamento da viagem do cliente em todas as suas fases, inclusive a escolha do destino (em caso de turismo). O cliente que deseja passear pode contratar um consultor e informá-lo qual a razão da viagem (férias, lua de mel, cultural, etc). O consultor começa a identificar, através de uma conversa informal, qual o perfil do cliente.

A partir das informações dadas pelo cliente, o consultor pode então planejar a viagem, sugerindo locais a serem visitados, hotéis e suas características, particularidades da região, dicas sobre o clima, bons restaurantes, onde comprar moeda estrangeira, enfim, informa o cliente de todos os detalhes da viagem. Com tudo isso, o consultor deve demonstrar ao cliente que de fato conhece o produto que está vendendo, no caso, a viagem desejada.

Salário Inicial

Entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00.

O que estudar?

O curso de Turismo com certeza é um diferencial, principalmente quando o consultor for se apresentar para os possíveis clientes. Saber inglês também se tornou praticamente indispensável para contato com hotéis no exterior e pesquisas na internet.

1 Comentário

  1. Edmar Santos

    5 de agosto de 2015 às 12:52

    Adorei o artigo, é exatamente essa profissão que busco. Sou formado em Turismo pela UNIP e tenho 5 anos de experiência em Recepção de Hotel, lidando com turistas nacionais e internacionais. Já fiz intercâmbio em Sidney na Australia, onde pude aprimorar meus conhecimentos da Lingua Inglesa e meus conhecimento culturais. Caso tenham oportunidade de trabalho para indicar, deixo o meu email para informações e mandar o meu curriculum.

    Atenciosamente,

    Edmar Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *