O que faz um consultor de TI

Um consultor de TI (Tecnologia da Informação) é responsável pela análise de algum problema específico ou não do cliente. A partir dessa análise, o consultor propõe possíveis soluções para resolver os pontos falhos. Um consultor de TI raramente trabalha com pessoas individuais, prestando seus serviços para empresas de todos os portes.

Um consultor de TI geralmente se especializa em alguma área específica da Tecnologia da Informação. Áreas como segurança, melhoria dos processos, otimização de bancos de dados e desenvolvimento de softwares estão entre os mais requeridos. Portanto, o consultor tem um grande conhecimento da área específica em que atua. Apesar disso, é imprescindível ao consultor ter bom conhecimento de toda a área de TI. Isso porque, ao sugerir alguma solução para o cliente, esta deve se encaixar no modelo de negócios da empresa e com toda a estrutura já existente – a não ser, é claro, que o cliente queira fazer uma reforma geral.

O consultor de TI tem sido cada vez mais exigido. Não apenas por empresas que desejam automatizar processos internos e ganhar com isso produtividade. Grandes empresas tem problemas pontuais, como segurança, e a contratação de um consultor especializado é uma ótima forma de garantir uma solução eficaz, o que mantém o mercado aquecido.

Salário inicial

Entre R$ 5.500,00 e R$ 6.500,00.

O que estudar?

O consultor de TI deve ter uma boa fundamentação da Tecnologia da Informação (cursos como Ciência da Computação, Sistemas da Informação ou afins). Se o consultor deseja atuar em uma área específica, por exemplo segurança, ele deve se especializar o máximo que puder na área. Como a TI está em constante mudança, o consultor também deve estar atento às novas tecnologias colocadas no mercado e às soluções que têm sido adotadas nas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *