O que faz um cônsul

O cônsul é o diplomata que representa cada cidadão de um país quando eles se encontram em países estrangeiros. Por questões políticas e até mesmo para representar a parceria entre os países, vários lugares possuem consulados dos mais diversos países. Aqui mesmo no Brasil, encontramos diversas embaixadas de outros países, como Argentina, Estados Unidos, Angola…

O desenvolvimento na carreira de um cônsul se dá através da experiência e na capacidade de lidar com situações que exige ética e rapidez. O cargo mais alto é o de cônsul-geral e quem inicia na carreira começa como agente consular. A formação exigida para se tornar um cônsul é o curso de graduação em Relações Internacionais, Turismo ou na Língua Estrangeira referente ao país que a pessoa deseja trabalhar. De qualquer forma, só é possível trabalhar em um consulado com conhecimento fluente do idioma do país.

Uma das atividades mais conhecidas nos consulados é a emissão de passaporte. Entre as atividades pertinentes ao cargo de cônsul, o registro de documentos, como certidões e a assistência às pessoas do seu país, são as tarefas que mais necessitam de pessoas especializadas. Essa é uma área com escassez de profissionais, mas que possui uma grande oferta de trabalho.

Para alcançar bons resultados nessa área, ter bons conhecimentos das leis nacionais e internacionais, vivência no país em que se atua como cônsul e postura ética faz diferença.

2 Comments

  1. Arthur

    22 de dezembro de 2013 às 23:51

    Como se começa uma carreira de cônsul? Depois de uma das graduações citadas acima o que eu faço? Obrigado desde já!

  2. Eduarda

    9 de dezembro de 2015 às 10:44

    Gostaria de saber como se começa a carreira de cônsul e qual é o salário inicial. Obg desde já. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *