O que faz um comissário de bordo

O termo comissário de bordo pode se referir tanto ao oficial da marinha que tem como função administrar, abastecer e servir tripulantes e passageiros de um navio, quanto para aludir ao profissional da aviação comercial que zela pelo conforto e segurança dos passageiros a bordo do avião.

Dessa forma, o oficial da marinha que executa funções de comissário de bordo em um navio de passageiros tem como principais atividades a gestão de meios, como orçamentos, receitas e despesas, bem como é responsável pela secção de câmaras, supervisão dos serviços existentes a bordo, como comércio, animação e restaurantes, além da supervisão do acondicionamento de mantimentos e pela distribuição dos passageiros no navio.

Entretanto, o profissional da aviação comercial conhecido como comissário de bordo tem funções semelhantes, tendo como diferença fulcral o meio de transporte no qual opera. Assim sendo, acondicionamento de passageiros, verificação do cumprimento das normas de segurança, responder a solicitações e questões por parte dos passageiros e prestação de primeiros socorros são algumas das responsabilidades desse profissional.

Seja em navios de passageiros ou na aviação comercial, o comissário de bordo deve transmitir segurança aos viajantes, ser flexível, estar preparado para gerir possíveis conflitos e lidar com situações emergenciais. Tanto o comissário de bordo do mar como o do ar devem ter conhecimentos de idiomas e ser exímios comunicadores, de maneira a proporcionar uma boa experiência aos passageiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *