O que faz um CIO

O CIO, conhecido geralmente como Gerente de TI, é a pessoa responsável pelo gerenciamento da área de informática de uma empresa. A nomenclatura tem origem do termo Chief Information Officer, e tem sido muito usada para designar essa função por causa das empresas estrangeiras que atualmente são numerosas no Brasil.

Para se tornar um CIO é necessária formação na área tecnológica, preferencialmente em ciências da computação. Especializações na área podem aumentar as possibilidades de sucesso desse profissional. Muitas vezes as empresas procuram por pessoas que possuam conhecimento em um determinado sistema ou linguagem de programação, por isso especializar-se faz muita diferença.

Normalmente o CIO gerencia os demais profissionais da área de TI, reportando-se apenas ao CEO. Por isso, além dos conhecimentos técnicos da área, é importante também ter uma boa capacidade de gerenciamento de pessoas e liderança. Muitas pessoas perdem ótimas oportunidades na área justamente por falta dessa capacidade gerencial, que faz toda a diferença quando se lida com uma equipe.

Existe uma grande quantidade de casos em que o CIO se torna o CEO de uma empresa, através de sociedade ou promoção interna. Assim como no caso dos demais gerentes, esse profissional possui salários atrativos, que são recompensas da quantidade de responsabilidades atreladas ao cargo. A média salarial é de 15 mil reais por mês para profissionais com alguma experiência no cargo, podendo chegar até 36 mil reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *