O que faz um cientista ambiental

Um cientista ambiental é um indivíduo que possui graduação em Ciências Ambientais. É importante frisar que os cientistas ambientais estudam áreas diversas do conhecimento, tais como Física, Biologia, Química, Ecologia, Filosofia, Geologia, Recursos Hídricos, Climatologia e Ética. Esta multidisciplinaridade é o que permite ao cientista ambiental compreender o meio ambiente de forma plena.

Os indivíduos que possuem graduação em Ciência ambiental podem trabalhar em órgãos públicos ligados ao meio ambiente e recursos hídricos, em organizações não governamentais (ONGs) e instituições ligadas à sociedade civil ou para empresas particulares que exploram, administram, transformam e/ou produzem recursos naturais renováveis ou não renováveis. O salário médio deste profissional é de cerca de R$ 2.000,00.

O trabalho de um cientista ambiental se prende com a criação de planos que permitam o desenvolvimento sustentável, de maneira a possibilitar o crescimento econômico sem que o meio ambiente seja prejudicado de forma irreversível. Para isso, este profissional elabora, dirige e fiscaliza estudos de impacto ambiental, assim como pesquisas que visem determinar a utilização adequada de determinado recurso natural. Atua também na área de gestão ambiental, desenvolve e cria métodos, processos e técnicas de exploração sustentável, inibindo a nocividade da exploração no meio ambiente, e ainda monitora e inspeciona recursos vivos, fauna e flora, e minerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *