O que faz um chefe de reportagem

Dentro do meio jornalístico existem diversas funções que asseguram o bom funcionamento do meio de comunicação, seja ele televisão, rádio ou jornal, impresso ou online. Assim sendo, para que exista uma maior organização no trabalho desenvolvido pelos jornalistas, tal como em qualquer outro tipo de empresa, existe uma hierarquia. No caso da redação, o posto máximo é o editor-chefe e o seu subalterno imediato é o chefe de reportagem.

As principais funções do chefe de reportagem se prendem com a supervisão do andamento das pautas e com a orientação dos repórteres da redação, mantendo o trabalho em andamento e auxiliando os repórteres com possíveis questões que possam ter sobre as matérias. O chefe de reportagem é aquele que coordena a redação e trabalha no sentido de que as pautas sejam trabalhadas dentro do prazo previsto para o fechamento da edição.

O cargo de chefe de reportagem é um dos que se afiguram na evolução de carreira de um jornalista. Por isso, para desempenhar essa função é necessário ter graduação em jornalismo, além de ter experiência no mundo da mídia. Isto, porque caso um repórter da redação apresente uma dúvida, problema ou questão, uma pessoa sem experiência poderá ter menos sucesso na resolução da questão do que alguém com mais anos de experiência na profissão. Daí a preferência por profissionais que sejam capazes de trabalhar sob pressão, que saibam gerir pessoas e que tenham um grande conhecimento do funcionamento de uma redação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *