O que faz um chef de cozinha

Em uma cozinha, tal como em qualquer outro setor de uma empresa, a organização é fundamental. Por isso, a maior parte das cozinhas de grandes restaurantes funciona como a linha de produção de uma fábrica, onde existe um profissional responsável por cada elemento que irá constar no produto final, que dentro da cozinha será o prato a ser servido. Para gerir o bom funcionamento da cozinha existe o profissional que desempenha o cargo de chef de cozinha.

O chef de cozinha, além de ser responsável pela gestão, que tem por objetivo supervisionar todos os processos desde a seleção dos ingredientes, passando pela cocção até a apresentação dos pratos, mantendo dessa forma o bom funcionamento da cozinha. O profissional que desempenha essa função é responsável pela elaboração dos menus, criação de novos pratos e pela gestão de todos os funcionários da cozinha. Esse profissional também é conhecido como chef executivo e pode ser substituído pelo seu subalterno imediato, o souschef, quando existe a necessidade de se ausentar da cozinha.

Para exercer o cargo de chef de cozinha é necessário saber muito mais do que apenas cozinhar, dado que esse profissional é o responsável pelo funcionamento e supervisão de todo o trabalho que é feito dentro da cozinha. Assim sendo, existem vários cursos a nível profissionalizante e de nível superior que capacitam indivíduos para trabalhar como chef de cozinha. No entanto, vale lembrar que um chef deve estar em constante desenvolvimento, nunca descuidando da sua formação e atualização profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *