O que faz um chanceler

A pessoa que desempenha o cargo de chanceler tem diferentes funções de acordo com o significado da função nos diversos países. Assim sendo, ser chanceler no Brasil tem um significado diferente do que ser chanceler na Alemanha, por exemplo. Por isso mesmo, engloba diferentes funções e responsabilidades que são inerentes ao cargo.

No caso de alguns países da América do Sul, inclusive do Brasil, chanceler é o título complementar que se dá ao ministro das Relações Exteriores. Assim sendo, no Brasil o chanceler é aquele que exerce a função de ministro do Ministério das Relações Exteriores, situado no Palácio dos Arcos, mais conhecido como Palácio Itamaraty. Entre as funções inerentes a esse cargo está a assessoria à presidência nas relações do Brasil com outros países e órgãos internacionais. Dessa forma, não existe nenhum tipo de formação que dê acesso a essa profissão. Contudo, os conhecimentos de línguas estrangeiras, do funcionamento da política internacional e dos diferentes protocolos de Estado sejam efetivas mais valias.

No entanto, o mesmo não acontece em outros países. Em Portugal, Espanha e Itália o cargo de chanceler corresponde a um cargo administrativo que se prende com funções diplomáticas e consulares, enquanto que na Suíça o chanceler é o chefe da administração federal, não sendo, no entanto, o chefe de governo, como acontece na Alemanha e na Áustria. Na França o chanceler é aquele que desempenha o cargo de ministro da Justiça. Já no Reino Unido existem dois tipos de chanceler, sendo um aquele que exerce a função de ministro da Justiça e outro o que exerce a função de ministro das finanças.

4 Comments

  1. ANA SOARES

    17 de Janeiro de 2013 às 8:25

    Gostei do vosso blog!
    Parabéns! E obrigada!

  2. Jamille

    12 de dezembro de 2013 às 23:42

    Gostei muito das informações! Objetivas e muito úteis!

  3. Teresa Cristina Fonseca

    17 de dezembro de 2014 às 18:01

    Adorei seu blog informações claras.de entender.
    estarei sempre por aqui. Obrigada.

  4. Carpegiane Santos

    30 de dezembro de 2016 às 20:14

    Muito bom, gostei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *