O que faz um CFO

Trabalhar no departamento financeiro de uma empresa tem seus pontos positivos e negativos. Se por um lado os cargos possuem bastante reconhecimento no mercado, por outro a responsabilidade de lidar com o capital da empresa pode ser um fator que assuste muitas pessoas.

O cargo mais alto de um departamento financeiro é o CFO, que significa em inglês Chief Financial Officer. Essa pessoa responderá por tudo o que acontece neste departamento, e ainda deverá gerenciar os demais coordenadores e supervisores. Existe uma variedade de áreas que esse profissional pode atuar, como a controladoria, a tesouraria e a área de planejamento estratégico. Para cada área é de extrema importância ter não só conhecimentos técnicos, mas também experiência.

Para se tornar um CFO é requisito básico a formação na área financeira, de preferência em Ciências Contábeis. As especializações tornam esse profissional mais completo e preparado para o mercado. É importante que essas especializações sejam relacionadas à área que se deseja trabalhar, já que há uma variedade dentro de um setor financeiro. Idiomas são um diferencial para quem deseja trabalhar em empresas estrangeiras.

O salário inicial desse profissional inicia em torno de 4 mil reais podendo chegar até 40 mil reais por mês. Com a aquisição de experiências na área, a progressão de salário se torna justa e muitas vezes necessária. Apesar dos salários atrativos, há poucos profissionais qualificados para esse mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *