O que faz um biotécnico

O biotécnico é o profissional que trabalha com o estudo de reações químicas nos seres vivos, tendo como intuito o auxílio na fabricação de produtos que sejam adequados ao consumo, sejam estes medicamentos, alimentos, bebidas ou outros. Dessa forma, este profissional atua em ambiente laboratorial analisando e observando reações de microrganismos com o ambiente e substâncias diversas.

Para atua como biotécnico é imprescindível cursar Biotecnologia, onde o indivíduo aprenderá Química e Biologia, bem como a implementação da Tecnologia nestas duas áreas científicas. Nesse sentido, as principais atividades desse profissional se prendem com a elaboração de kits para diagnóstico de patologias, análise e manutenção de organismos, fazer controle de qualidade de microrganismos, atuar na produção de vacinas e medicamentos, bem como na produção de alimentos e bebidas.

Em termos de áreas de atuação, um biotécnico pode escolher a via de pesquisa ou a de desenvolvimento e produção industrial. Assim, o mercado de trabalho varia de acordo com a área de atuação escolhida, sendo que a pesquisa é normalmente levada a cabo em universidades e organizações governamentais, enquanto a via de desenvolvimento e produção industrial é voltada para grandes indústrias.

Embora no Brasil estes profissionais ainda não tenham muita preponderância, especialistas sugerem que o desenvolvimento do país irá desencadear um crescimento de demanda por profissionais desta área do conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *