O que faz um biólogo

A Biologia é um campo bem amplo, por isso um biólogo pode trabalhar em várias áreas diferentes. De forma geral, a maior parte dos biólogos atua em projetos relacionados com a preservação da natureza (meio ambiente), em pesquisas científicas, em laboratórios de exames e até mesmo no magistério. Alguns ainda se especializam no trato de animais e trabalham em parques ecológicos e zoológicos.

A formação básica se dá no Ensino Superior, mas após concluída essa formação, o biólogo pode se especializar em Botânica, Zootecnia, Genética, Biologia Marinha, Ciências do Meio Ambiente, Ecologia e Biologia Celular. Para a área do magistério é necessário fazer uma especialização na área da Educação.

Para se tornar um biólogo é muito importante gostar da natureza. Esse profissional irá trabalhar com todos os seres vivos e seus meio ambientes, por isso quanto mais envolvido com esses assuntos, melhor será o desempenho na área.

Algumas áreas de atuação do biólogo são pouco conhecidas, como:

  • Ecoturismo: turismo ecológico, que conduz ou programa visitas a parques ecológicos e conscientizam os visitantes a respeito da preservação ambiental;
  • Biologia Forense: apesar de ser uma área em crescimento, a participação de biólogos em casos importantes tem se tornado cada vez maior nos últimos anos, já que eles podem analisar determinados tipos de provas;
  • Recuperação e reflorestamento: como bons amantes da natureza, os biólogos são os principais responsáveis por projetos de reflorestamento, melhorando o meio ambiente e preservando o planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *