O que faz um auxiliar de topografia

Antes de mais, convém entender que a topografia é a ciência que estuda os acidentes geográficos que levaram que a superfície terrestre seja como é hoje em dia, incluindo a sua localização e situação, assim como as mesmas características de outros corpos astronômicos que não a Terra (outros planetas, asteroides e afins). Além disso, estuda os métodos e princípios para a sua descrição, especialmente para facilitar a sua cartografia.

Assim sendo, o auxiliar de topografia presta assistência a um topógrafo. Entre as suas funções estão o auxílio em levantamentos topográfico, anotando medidas e registrando dados. De forma mais detalhada, as suas atividades englobam o zelo pela integridade dos equipamentos usados para medições, assim como a sua manutenção e limpeza, o zelo pela segurança individual e coletiva, por meio da utilização de equipamentos de segurança adequados, a colaboração no balizamento, efetuando medições de distâncias a trena e também a colocação de estacas, efetuando o levantamento relativo às redes de luz, água, esgoto e outros, e auxiliando em tarefas específicas de topografia (tais como manejo de níveis, balizas e instrumentos específico de medição), assim como em outras tarefas correlatas.

Este cargo se relaciona fortemente com o setor da construção civil, pelo que o crescimento desse setor significa sempre um aumento da procura deste profissional. Para atuar como auxiliar de topografia é necessário apenas ter ensino fundamental completo, sendo que a progressão de carreira depende da conclusão do ensino médio, de anos de experiência no trabalho e da realização de cursos específicos relacionados com a área de atuação.

 

1 Comentário

  1. VANDA

    8 de Maio de 2014 às 11:53

    PARABÉNS PELO CONTEÚDO !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *