O que faz um auxiliar de serviços gerais

De forma resumida, o indivíduo que trabalha como Auxiliar de Serviços Gerais tem como funções serviços de rotina de limpeza, manutenção e conservação de espaços interiores e exteriores (pátios, jardins, dependências, patrimônios, vias e bens imóveis), de forma a atender as necessidades de limpeza, manutenção e conservação destes espaços.

Assim, o profissional deve estar apto a detectar problemas, fazer diagnósticos e encontrar soluções. Além disso, o Auxiliar de Serviços Gerais deve fazer vistorias periódicas, solicitar orçamentos e acompanhar reparos, sempre que se faça necessário. Em alguns casos, carregar e descarregar produtos, organizar e arrumar espaços e a instalação de componentes e equipamentos também fazem parte das funções deste profissional.

Relativamente aos conhecimentos necessários, por norma, as empresas procuram indivíduos com ensino médio completo que tenham cursos técnicos ou experiências e conhecimentos comprovados nas áreas elétricas, telefônica e hidráulica, para que seja possível que o profissional lide com problemas básicos do dia-a-dia.

Em termos de remuneração, a faixa salarial do indivíduo que atua como Auxiliar de Serviços Gerais varia entre R$ 450,00 e R$ 1.700,00. São diversas as empresas que contratam pessoas para este cargo, como condomínios, escolas, empresas de grande porte de todos os setores, salões de beleza, construtoras, entre outras.

65 Comments

  1. iriana

    17 de fevereiro de 2016 às 12:45

    Boa tarde, gostaria de saber o seguinte: trabalho em uma clínica odontológica como (ASG) mas faço pagamentos para os patrões,limpo os consultórios geralmente com sangue ou manuseio o tipo mas não ganho ” insalubridade” para esta função; e também as “horas extras” não são pagas em espécie e sim com horas mas de acordo com a necessidades deles e outra também exerço função de recepcionista quando a própria recepcionista falta e também não recebo nada para isto. Deixo de fazer minhas funções para estas outras, isto é correto? por favor mande resposta para meu e-maill. obrigada

  2. Graciele

    4 de abril de 2016 às 9:53

    Eu trabalho como auxiliar de serviços gerais mas tenho q passar café tenho q servir água café tenho q atender telefone atender a porta tenho q cuidar dos lanches das reuniões q tem no meu serviço tenho q preparar a sala de reunião tenho q ficar servindo a chefe do escritório as vezes até fazer comida q me pedem o q eu faço isto está certo quem eu devo procurar

    • Ana Lúcia

      1 de outubro de 2016 às 18:03

      Minha função é auxiliar de serviços gerais, mas exerço a função de atender o cliente como auxiliar de vendas e ainda pediram para fazer panfletagem.mim orientem por favor

    • Joana

      27 de abril de 2017 às 12:19

      Oi trabalho em uma UBS, sou contratada como ASG,trabalho limpando todo o posto, inclusive tirando lixos contaminados e não ganho insalubridade, ainda faço café e lanches. Quero saber meus direitos e se pode quem trabalha na limpeza ir para cozinha?

  3. Cleber

    11 de maio de 2016 às 15:19

    Boa tarde gostaria de saber oq realmente faz um asg e se asg trabalha como vendedor e repositor ? Agradeço desde ja

  4. Luciano Berger Vieira

    29 de junho de 2016 às 11:53

    A pesar de todas essas atribuições acredito que o asg teria que ser bem mais remunerado pois faz várias funções. No meu caso gostaria de saber se tenho que trabalhar sozinho no condomínio! Pois aqui não tem porteiro, faxineira e nem zelador. Isso tá bem mal explicado e gostaria de entender. Tantas funções para uma só pessoa ser mal retribuída.

  5. Genivaldo Ismael

    25 de julho de 2016 às 13:58

    Trabalho em uma pousada como auxiliar de serviços gerais, mas me botam pra fazer serviços de lavanderia e de camereira ou seja eu lavo roupas, limpo apartamentos e banheiros.
    Gostaria de saber se isso é normal??

  6. MARTA APARECIDA DA SILVA FERREIRA

    30 de julho de 2016 às 15:43

    boa tarde,sou serviços gerais de uma escola municipal,e gostaria de saber qual é realmente a função de uma serviços gerais,pois la querem até que cuidamos das crianças.

  7. Kleber

    28 de setembro de 2016 às 12:22

    Boa tarde minha carteira é assinada como auxiliar de serviços gerais numa pequena loja de material de construçao mais meu patrão mim coloca pra atender clientes despachar fazer vendas orçamento e as vezes trabalho de servente isso pode na minha função agradeço

  8. jailton dos santos borges

    19 de outubro de 2016 às 11:21

    bem meu nome e jailtom pós sou funcionari público de prefeitura e sou auxiliar de serviço gerais,fico deixando documentos em varis locais da cidade isso e correto,e quando falta agua querem que eu va pegar um pouco distante isso também e correto,mi diga si o correto não e só trabalhar interno.

  9. Rodrigo bigarde

    31 de outubro de 2016 às 8:56

    Oi estou hoje contratado como auxiliar de serviços gerais. Fasso serviços de elétrica hidraulica troco pisos, também fasso transporte de alunos, compras e entregas, e jardinagem em praças adotadas pela empresa está correto estas obrigações com auxiliar de serviços gerais?

  10. Marília carvalho da silva

    7 de novembro de 2016 às 21:18

    Boa noite. Marília carvalho da silva. Minha carteira é assinada como assim. Mas eu atendo no caixa,sou balconista,faço compras para a franquia em que eu trabalho. Lavo banheiro, faço faxina toda semana entre outras coisas. Aguado respostas.

  11. Maria Hilda menezes

    10 de novembro de 2016 às 13:00

    Oi eu trabalho como axilar de serviços Gerais em uma escola, mas eu tenho que olhar os meninos na hora do intervalo sendo que essa função é de monitora, eu só quero intender o porquê disso.

  12. Telma

    9 de dezembro de 2016 às 19:46

    Boa noite,trabalho em uma escola como auxilia de serviço gerais mais tenho que tomar conta das criança e dar banho quando eles fazem as necessidades e limpa eles quando fazem coco,eu não vejo problema mais o patrão dis que é obrigação, está certo isso?

  13. andrea

    11 de janeiro de 2017 às 6:07

    Bom dia! Meu esposo trabalha em uma Escola como ASG só que nas férias das crianças ele tem que pintar as salas as cadeiras as grades, e ainda tem que ir para outrás escolas para fazer o mesmo,as vezes fica comó ajudante do pedreiro isso nas férias, e no dia a dia normal cuida das crianças nos intervalos isso está certo ele pode reclamar o que ele deve fazer ?

  14. josé

    31 de janeiro de 2017 às 18:44

    boa noite!trabalho em uma farmácia de grande porte, como (ASG), mas fui contratado por uma loja e agora tomo conta de duas lojas no mesmo dia, sendo que trabalho meio período em uma e meio período em outra, mas alem dos serviços básicos,realizo montagem de prateleiras e outros serviços externos ( panfletagem, officceboy), fico também vigiando o estacionamento.
    o que posso fazer em relação a isso ?

  15. Fabiano da silva

    10 de fevereiro de 2017 às 15:15

    Oi Boa tarde eu me chamo Fabiano e moro em limoeiro Pernambuco
    Eu trabalho em uma casa de festa onde realizamos festa de aniversário
    Casamento batizado Colônia de férias escolar para criança dentro desse espaço existe um parque de diversão todas as festa eu tenho que trabalhar em um dos brinquedo de monitor mais não recebo nada Por isso tenho que fazer todo trabalho de pintura de todo o ambiente tanto na parte inferior como na isterior mais nunca recebi nada Por isso gostaria que vc me tirasse essa dúvida isso e normal Manda a resposta no meu e-mail [email protected] agradeço dez de já

  16. Liliaci

    12 de fevereiro de 2017 às 9:39

    Bom dia quem trabalha como auxiliar de serviços gerais pode também trabalha como auxiliar de cozinha e lavanderia e obrigada

  17. Diegi

    27 de fevereiro de 2017 às 9:31

    Vou resumir os atributos do auxiliar de serviços gerais.
    A empresa pode mandar ele realizar qualquer serviço. Seria como um auxiliar de qualquer profissional.
    Exemplo. Se trabalha com um pedreiro, será auxiliar do pedreiro. Se trabalha com jardineiro, cozinheiro, eletricista ou qualquer outro profissional, será auxiliar do profissional.
    Em resumo, seria uma profissão de conhecimento. Alguém que está entrando no mercado de trabalho e que não tenha profissão, entra como auxiliar de serviços gerais, conhece um setor e “escolhe” se deseja seguir essa profissão.

  18. Ana Cabral

    20 de março de 2017 às 12:38

    Gostaria de saber se serviços de cozinha, como lavar louças, ajudar na montagem de pratos de refeição e mecher no preparo dos alimentos, está incluído nas obrigações do auxiliar de serviços gerai

  19. luciana duarte da silva

    28 de março de 2017 às 19:51

    Eu trabalho como auxiliar de serviços gerais em uma loja de moveis mais faço café lavo louças vou na rua comprar coisas lanches me mandam eu limpar outra loja em outro bairro não tenho hora de almoço pois se eu almoçar ao invés de eu sair 17:00 saio as 18:00 e nao recebo nada acréscimo cumpro 8 horas de trabalho e recebo somente o meu salario

  20. Liliane

    29 de março de 2017 às 22:51

    Ola mim chamo Liliane presto serviços em uma empresa como serviços gerais , mais tenho que fazer meu serviço de limpeza e vim vestir de copeira p servi o dono dá empresa e mais dois gerentes , água , café , sucos e frutas o dia inteiro e ainda por cima de quinze e quinze fazer as compras do dono e colocar no carro dele ! É fui fazer uma reclamação para meu supervisor e ele falou se eu não estava satisfeita eu pedisse minhas contas , isso está certo ?

  21. Maria claudice santos

    15 de abril de 2017 às 12:37

    Olá, trabalho em um hotel e minha carteira está assinada como serviços Gerais mais faço tudo.gostaria de saber se camareira está incluído na função de serviços Gerais. Claudice

  22. cristiane Silva dos Santos

    23 de maio de 2017 às 10:47

    Trabalho como serviço gerais,a empresa que trabalho quer me colocar pra trabalhar em condomínio onde eu teria que lavar roupa,passar e levar uma criança na creche,e de vez enquanto cozinha isso é correto.Obrigada cristiane

  23. rosangela de camargo

    7 de junho de 2017 às 6:53

    Bom dia.Sou contratada de servços gerais. Trabalho na empresa de tecidos. Só que eu atendo o telefone, corto tecidos nas peças, depois estendo os tecidos na mesa para cortar os mesmos tecido depoiseu overloco e colo os números nos tecidos para fazer mostruários de tecidos, faço café, faço limpeza, vou em loterica e banco. Isso está certo?

  24. Verônica

    4 de julho de 2017 às 14:41

    Olá boa tarde!
    Me chamo Verônica
    Atualmente fui contratada para trabalhar de serviços gerais.
    Tenho que limpar abrir a clínica ficar na recepção até uma recepcionista chegar, fazer café, fazer pagamentos de contas, ir em audiências, fazer correios, fazer xerox, fazer boletim de ocorrência . Etc..
    Gostaria muito de que vc me informasse se está certo eu fazer tudo isso por um só salário? Antecipadamente
    Verônica Fontes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *