O que faz um auxiliar de arquivo

O auxiliar de arquivo é um profissional que tem como principais atribuições a efetuação de cópias de documentos, a colaboração com o arquivista para manter os documentos sempre dentro dos critérios legais vigentes, a busca, o recebimento e a entrega de documentos solicitados mediante protocolo, a abertura e fechamento de pastas, a organização do arquivo de acordo com as diretivas praticadas na empresa e o auxílio o arquivista em tarefas gerais.

Além disso, o controle de agendas, o controle de material de estoque e o suporte indiscriminado ao setor administrativo da empresa podem, também, ser enquadrados como funções do indivíduo que trabalha como auxiliar de arquivo.

Para atuar enquanto auxiliar de arquivo não é necessário ter nenhuma formação especializada. No entanto, ter o ensino médio completo é crucial, tal como conhecimento pleno do pacote Office e saber trabalhar apropriadamente com copiadora, fax e scanner. Adicionalmente, o indivíduo pode aprimorar os seus conhecimentos para trabalhar como auxiliar de arquivo fazer um dos tantos cursos disponíveis para formar nessa área. Porém, esta formação não é obrigatória.

O mercado de trabalho se apresenta constante, com crescimento para profissionais da área de auxílio de arquivo que tenham conhecimentos relacionados com poupança de recursos e medidas de arquivo de documentos amigas do meio ambiente. Os salários para quem atua como auxiliar de arquivo rondam os R$ 1.000,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *