O que faz um assistente social

O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais.

Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão:

  • Redes de serviços sociais do governo
  • Hospitais
  • Escolas/creches
  • Centros de convivência
  • Administrações municipais, estaduais e federais
  • Serviços de proteção judiciária
  • Conselhos de direitos e de gestão
  • Movimentos sociais

A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais.

Regularmente são realizados concursos para assistente social para o preenchimento de vagas de emprego em administrações públicas.

1.018 Comments

  1. katiuscia

    11 de fevereiro de 2016 às 17:15

    gente eu estou queredo fazer assistente social. mas e que estou com um pouco de duvida com o que eu estou alguem ai porde mim ajunda?

    • Aiane

      18 de maio de 2016 às 20:41

      Olá faço serviço social estou no 4 semestre eu estou amando, aconselho vc fazer vc não vai se arrepender. Bjsss boa sorte

      • silvia regina pedro

        9 de agosto de 2016 às 8:31

        Aiane, bom dia! qual a duração.

    • geneide coelho de melo

      28 de abril de 2017 às 20:46

      boa noite o curso e maravilhoso estou no 7 e agora que estou no estagio vejo a importância do assistente social é uma profissão que viabiliza direitos dos Usuários das politicas publicas somos profissionais que buscamos encaminhar os cidadães sempre para a direção não somos só para dar cesta básica e bolsa família.

  2. Marly

    25 de abril de 2016 às 16:22

    O nome do curso é serviço social e você irá graduar e se tornar uma assistente social.

  3. Alaíde Lopes

    6 de setembro de 2016 às 18:51

    Olá. Terminei meu curso em serviço social.estou esperando abrir a pós graduação no meu polo .fiz meu curso por EaD na Universo Salgado de Oliveira.onde nosso polo fica na cidade se São José do Egito.aconselho a todos e todas que agarram essa causa.pois,a profissão é linda.lutar por um mundo melhor e igualdade para todos não tem preço.

  4. Alaíde Lopes

    6 de setembro de 2016 às 19:02

    nossa cidade necessita que o assistente social atua em outros órgãos. Pois aqui se resume apenas no CAPS,CRAS É CREAS.ESCOLAS HOSPITAL E DEMAIS SETORES NECESSITAM DESSES PROFISSIONAIS.

  5. Geusane Lima

    6 de outubro de 2016 às 19:06

    Boa noite , estou pesquisando um curso para fazer e me identifiquei muito com o curso de Serviço social porém estou com dúvida com relação ao curso quesito ,mercado ,salário etc…

  6. Charles Cavalcante Wanderlei

    17 de dezembro de 2016 às 14:36

    Tenho interesse em serviço social, pois atuo como voluntário em locais de apoio a dependência química e moradores de rua.Com o crescimento da violência e o caos nas instituições é cada vez mais necessário este trabalho em todss as áreas de nossa sociedade.

  7. Delma Damasceno

    14 de abril de 2017 às 20:46

    Tenho 50 anos. Gostaria dw fazer serviço social. Mas tenho medo pq ja faz vtempo q parei de estudar. Será q vou ter muita dificuldade. ? Qual é o conteúdo.?

  8. Cleide de Souza Santos.

    17 de abril de 2017 às 21:05

    Boa noite,
    O curso Serviço Social é muito bom para quem gosta da profissão.
    Eu estou recém formada e acredito que essa profissão veio a somar melhor os meus conhecimentos, na minha opinião ela é uma profissão importante que abrange várias áreas, só o teto salarial que ainda não está definido.
    Mais eu a concelho a vc cursar sim, pois é uma profissão interessante.

  9. Orlanda

    6 de junho de 2017 às 0:58

    Delma Damasceno, eu tenho 48 anos e estou terminando o 5 semestre na modalidade EAD,estou me sentindo renovada, depois de muitos anos acomodada descobri que sou capaz de ser melhor profissionalme,estou amando fazer serviço social,às matérias são bem acessíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *