O que faz um assistente social

O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais.

Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão:

  • Redes de serviços sociais do governo
  • Hospitais
  • Escolas/creches
  • Centros de convivência
  • Administrações municipais, estaduais e federais
  • Serviços de proteção judiciária
  • Conselhos de direitos e de gestão
  • Movimentos sociais

A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais.

Regularmente são realizados concursos para assistente social para o preenchimento de vagas de emprego em administrações públicas.

1.017 Comments

  1. katiuscia

    11 de fevereiro de 2016 às 17:15

    gente eu estou queredo fazer assistente social. mas e que estou com um pouco de duvida com o que eu estou alguem ai porde mim ajunda?

    • Aiane

      18 de maio de 2016 às 20:41

      Olá faço serviço social estou no 4 semestre eu estou amando, aconselho vc fazer vc não vai se arrepender. Bjsss boa sorte

      • silvia regina pedro

        9 de agosto de 2016 às 8:31

        Aiane, bom dia! qual a duração.

    • geneide coelho de melo

      28 de abril de 2017 às 20:46

      boa noite o curso e maravilhoso estou no 7 e agora que estou no estagio vejo a importância do assistente social é uma profissão que viabiliza direitos dos Usuários das politicas publicas somos profissionais que buscamos encaminhar os cidadães sempre para a direção não somos só para dar cesta básica e bolsa família.

  2. Marly

    25 de abril de 2016 às 16:22

    O nome do curso é serviço social e você irá graduar e se tornar uma assistente social.

  3. Alaíde Lopes

    6 de setembro de 2016 às 18:51

    Olá. Terminei meu curso em serviço social.estou esperando abrir a pós graduação no meu polo .fiz meu curso por EaD na Universo Salgado de Oliveira.onde nosso polo fica na cidade se São José do Egito.aconselho a todos e todas que agarram essa causa.pois,a profissão é linda.lutar por um mundo melhor e igualdade para todos não tem preço.

  4. Alaíde Lopes

    6 de setembro de 2016 às 19:02

    nossa cidade necessita que o assistente social atua em outros órgãos. Pois aqui se resume apenas no CAPS,CRAS É CREAS.ESCOLAS HOSPITAL E DEMAIS SETORES NECESSITAM DESSES PROFISSIONAIS.

  5. Geusane Lima

    6 de outubro de 2016 às 19:06

    Boa noite , estou pesquisando um curso para fazer e me identifiquei muito com o curso de Serviço social porém estou com dúvida com relação ao curso quesito ,mercado ,salário etc…

  6. Charles Cavalcante Wanderlei

    17 de dezembro de 2016 às 14:36

    Tenho interesse em serviço social, pois atuo como voluntário em locais de apoio a dependência química e moradores de rua.Com o crescimento da violência e o caos nas instituições é cada vez mais necessário este trabalho em todss as áreas de nossa sociedade.

  7. Delma Damasceno

    14 de abril de 2017 às 20:46

    Tenho 50 anos. Gostaria dw fazer serviço social. Mas tenho medo pq ja faz vtempo q parei de estudar. Será q vou ter muita dificuldade. ? Qual é o conteúdo.?

  8. Cleide de Souza Santos.

    17 de abril de 2017 às 21:05

    Boa noite,
    O curso Serviço Social é muito bom para quem gosta da profissão.
    Eu estou recém formada e acredito que essa profissão veio a somar melhor os meus conhecimentos, na minha opinião ela é uma profissão importante que abrange várias áreas, só o teto salarial que ainda não está definido.
    Mais eu a concelho a vc cursar sim, pois é uma profissão interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *