O que faz um assessor de imprensa

O assessor de imprensa pode trabalhar junto à jornais, editoras, sites e canais de comunicação em geral, exercendo as seguintes funções:

  • Atuar com os meios de comunicação e participar na elaboração de projetos, materiais de apoio e divulgação;
  • Captar e divulgar as informações, seja em jornais e revistas, ou através da internet em blogs e sites de redes sociais;
  • Sugerir pautas e fornecer o suporte necessário para a eficiência da matéria jornalística a ser publicada (ele pode, por exemplo, fazer a revisão e edição de textos a serem publicados);
  • Prestar atendimentos em campanhas e eventos da empresa;
  • Participa de entrevistas e reportagens com pessoas do meio público.

Se você está interessado em trabalhar como assessor de imprensa, você deverá ter curso superior completo em Jornalismo ou Relações Públicas.

O curso de Jornalismo, por exemplo, dura, em média, 5 anos e abrange disciplinas como: Redação para TV; Fotojornalismo; Entrevista e Pesquisa; Editoração Eletrônica; Radiojornalismo.

Já o curso de Relações Públicas tem a duração de 8 semestres e oferece o seguinte conteúdo na matriz curricular: Sociologia; Comunicação Gráfica e Visual; Negociação e Planejamento em Relações Públicas.

Além disso, um assessor de imprensa deve saber posicionar-se eticamente, ter facilidade comunicação verbal e escrita e competência para analisar práticas sociais regionais e globais. O salário gira em torno dos R$ 1.500,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *