O que faz um arquiteto de sistemas

Um arquiteto de sistemas é a pessoa que irá pensar na organização lógica do funcionamento do sistema. Ele irá fazer toda a conexão entre as propriedades externas e internas, baseando-se em padrões, informações, premissas e restrições para montar a comunicação entre os elementos existentes.

Todos os sistemas funcionam de acordo com uma arquitetura que foi previamente programada e que pode ser de média a alta complexidade. O arquiteto de sistemas pensa nos meios lógicos e físicos que irão trazer a solução para os projetos de TI, seja a produção de um software ou de um site.

Para quem tem afinidade com a área de exatas, é importante saber que esse é um trabalho bem remunerado e com poucos profissionais de qualidade no mercado. Um dos motivos é que é preciso muito estudo e constante atualização para se manter no padrão das empresas, acompanhando todas as novidades tecnológicas que estão no mercado. Outro motivo é que esse é o cargo que possui mais responsabilidade em um projeto, já que ele é quem deve enxergar o que o cliente está buscando e fazer com que a lógica de funcionamento atenda a essa necessidade.

Mesmo que a graduação ofereça bons conhecimentos que irão te ajudar a trabalhar nessa área, é possível encontrar muitos profissionais que começaram de forma autodidata e hoje são bem reconhecidos no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *