O que faz um apicultor

O apicultor é o profissional que trabalha na confecção de produtos de abelhas, tais como geleia real, mel, própolis, cera, pólen, entre outros. Além disso, ainda se incluem nas atividades de um apicultor a comercialização de crias e enxames, bem como a locação de colmeias para polinização de culturas.

Embora não seja necessário que este profissional tenha uma graduação para que esteja habilitado a trabalhar com apicultura, é desejável que tenha bons conhecimentos de biologia, ecossistemas e abelhas, dado que trabalhará diretamente com estes animais e a forma de trabalho afeta o ecossistema circundante. Existem cursos de iniciação e capacitação profissional para trabalhar como apicultor, mas, por norma, os profissionais aprendem efetivamente através da prática.

Os apicultores são profissionais autônomos que podem trabalhar para si mesmo ou para terceiros. Portanto, além de poderem trabalhar no seu próprio apiário, também existe a possibilidade de trabalharem para outros produtores. No entanto, não existe um mercado de trabalho para apicultores. A maior parte dos indivíduos que escolhe exercer esta atividade aproveita o fato de a apicultura ser uma atividade agrária menos dispendiosa do que as restantes e começa o seu próprio negócio.

Além disso, como não é necessário que o apicultor trabalhe no apiário todos os dias, há a possibilidade de utilizar esta atividade como uma forma secundária de obtenção de rendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *