O que faz um antropólogo

Um antropólogo é o indivíduo que estuda o homem e a humanidade, nas vertentes cultural, biológicas e social, de modo a entender a suas interações com a sociedade. Dessa forma, a Antropologia é vista como uma ciência natural, humana e social.

Para ser um antropólogo é indispensável cursar a graduação em Antropologia, sendo possível se especializar em áreas como: a Antropologia Física ou Biológica e a Antropologia Cultural, que se subdivide em diversos nichos como Antropologia de Guerra, Antropologia das Sociedades Complexas, Antropologia do Ciberespaço, entre outras.

Entre as principais características que se acredita que um antropólogo deve ter estão a capacidade de análise, síntese e observação, espírito investigativo, interesse por temas atuais e habilidade para a interpretação de dados e intertextualidade.

O mercado de trabalho sofreu uma reviravolta recente, especialmente na sua via de ensino, devido à inclusão de matérias interdisciplinares à Antropologia em vestibulares. No entanto, as vias acadêmica e investigativa continuam sendo as que têm melhores condições para albergar profissionais da área da Antropologia. Nesse sentido, as entidades empregadoras são, normalmente, universidades, ONGs, institutos de pesquisa e órgãos governamentais.

Assim sendo, antropólogos não raras vezes atuam ministrando aulas em instituições de ensino médio e superior, orientando pós-graduandos, elaborando análises socioculturais de ênfase antropológica para entidade não-governamentais, empresas particulares e órgãos públicos, e elaborando artigos a serem publicados em revistas e periódicos especializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *