O que faz um analista sociocultural

As funções específicas de um analista sociocultural dependem da sua área de atuação, dado que o setor no qual desenvolve a sua atividade se relaciona diretamente com o tipo específico de tarefas que terá que executar.

No entanto, de modo geral o analista sociocultural pode ser responsável por planejar e participar da construção do programa de atendimento pedagógico; participar de reuniões multidisciplinares visando a integração dos diferentes profissionais; elaborar e implementar campanhas socioeducativas dirigidas aos educadores; revisar normas e procedimentos relativos à sua área de atuação; redigir materiais de comunicação, tais como folhetos, manuais, cartazes e circulares; realizar atividades de execução qualificada, relativas à rotina e à gestão de informações; participar de comissões e grupos de trabalho, envolvendo atividades da área, como pesquisas e padronização de propostas; redigir minutas; coletar, analisar, classificar, selecionar e organizar dados e informações necessárias à elaboração de documentos; entre várias outras atividades.

Este profissional tem como campo de atuação quase exclusivo o setor público, sendo que para ter acesso a este cargo é necessário ter graduação em Pedagogia, obedecer aos critérios de seleção dispostos em edital e ser aprovado em concurso público. Relativamente à remuneração, em início de carreira, os valores rondam os R$ 2.500,00.

1 Comentário

  1. iris minini

    20 de Março de 2013 às 13:20

    Olá boa tarde!
    Vi que ha um concurso aberto e uma das vagas disponiveis é para analista sociocultural.
    Faço faculdade de pedagogia e nao sabia exatamente oque um analista fazia. Vim buscar informação e vi que as atividades tem a ver. vou me inscrever para tentar concorrer a vaga.
    Obrigada pelas informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *