O que faz um analista educacional

Para se tornar um analista educacional, você deve ter uma formação superior específica. Isto é, escolher uma área de atuação de Exatas ou Humanas para acompanhar o processo pedagógico de uma instituição de ensino.

Este profissional irá atuar avaliando o processo de ensino/aprendizagem dentro do ambiente estudantil, propondo novas abordagens e buscando recursos para que este ambiente seja sempre o mais favorável possível e que haja o mínimo de problemas dentro do espaço.

A formação superior completa deverá ser na área de licenciatura ou bacharel. Mas não basta apenas o conhecimento teórico, lidar com indivíduos em estágio de aprendizagem requer muitas outras qualidades pedagógicas. Este profissional irá atuar em todas as séries e níveis de aprendizado, podendo ser para crianças, jovens ou adultos. Para atuar em nível superior, é necessário ter pós-graduação e mestrado dentro da respectiva área.

Diferente dos professores, esses profissionais não atuam diretamente na sala de aula, e sim como um suporte, auxiliando os demais profissionais e buscando sempre a excelência no processo de aprendizado. O analista educacional também é diferente do inspetor, pois este profissional zela pela ordem e pelos bens da instituição de ensino.

A remuneração de um analista educacional está na faixa de 2 mil reais, com uma jornada de 40 horas semanais. Em algumas instituições este salário pode ser superior, principalmente nas instituições privadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *