O que faz um analista de vendas

O analista de vendas é o profissional encarregado de tarefas administrativas relacionadas com vendas. Assim sendo, este profissional tem como principais responsabilidades a atualização de cadastros de clientes, tratamento e arquivamento de documentação, análise do volume de faturamento, assim como a análise de processos de venda e outros fluxos que estejam ligados à operação.

O profissional desta área deve ser polivalente e multifacetado, ter conhecimentos que vão desde a economia ao marketing, passando por métodos quantitativos, tecnologia, logística e gestão empresarial. De forma a ser possível atuar como analista de vendas, o indivíduo deve estar cursando ou ter concluído formação ao nível superior em administração ou economia.

Adicionalmente, conhecimentos relacionados com vendas, marketing e idiomas são considerados uma mais valia. Outras apostas de formação que têm grande peso para um profissional dessa área se prendem com especializações em gestão de tempo, gestão de pessoas, técnica de vendas e gestão de projetos.

Relativamente ao mercado de trabalho a demanda tem aumentado, dado que várias empresas têm verificado a necessidade de um profissional especializado para analisar as vendas de forma eficiente. Em termos de remuneração os valores variam especialmente de acordo com o grau de formação e a experiência podendo chegar aos R$ 4.000,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *