O que faz um analista de telecom

O analista de telecom é o profissional que atua na área de telecomunicações e é responsável por analisar os sistemas de telecomunicações e redes, e executa as seguintes funções:

  • acompanha a performance e presta suporte à área em que atua;
  • emite mensalmente relatórios gerenciais e atualiza o portal de indicadores;
  • implementa aplicativos para análise e monitoramento de redes;
  • diagnostica e soluciona eventuais problemas;
  • desenvolve projetos de baixa e média complexidade;
  • efetua o acompanhamento dos serviços contratados;
  • configura e administra os ativos de rede;
  • mantém contato com operadoras de telecomunicação e telefonia;
  • realizar orçamentos para a aquisição de produtos ou serviços para a implementação de novas tecnologias;
  • presta suporte técnico aos usuários dos sistemas de telefonia, correio de voz e call center.

Para tornar-se um profissional da área é preciso ter ensino superior completo em Engenharia de Telecomunicação ou em Redes de Computadores (que tem maior foco em TI), sendo fundamental que o profissional formado tenha conhecimentos avançados em funcionamento de WAN, assim como os seus principais protocolos, como Frame-Relay, ATM, MPLS, PPP e X.25.

O mercado de trabalho para um analista de telecom é bastante promissor, tendo em vista que o salário médio pode chegar a R$ 5.000,00.

4 Comments

  1. José Wellington

    14 de dezembro de 2012 às 19:09

    Eu estou fazendo o supletivo do ensino médio e gostaria de saber se posso fazer um curso para telecomunicações?

  2. Tiago

    31 de janeiro de 2013 às 9:42

    José Wellington, qualquer pessoa que concluiu o 2º Grau pode cursar em uma universidade…porém existem também cursos técnicos e especializações…Se optar por fazer um curso superior, principalmente engenharia, tenha em vista que não é um curso nada fácil de terminar. Você passará noites em claro estudando, irá trabalhar muito cansado, e estressado, e por várias vezes irá passar pela sua cabeça abandonar o curso. E mesmo terminando o curso, você deverá investir em um curso de inglês e especializações em telecom na área que você tiver interesse em seguir…
    Se tudo der certo, e conseguir se profissionalizar dessa maneira, você conseguirá um serviço com salário médio de 2500 a 5000 reais…boa sorte..

  3. Marcelo Queiroz da Silva

    20 de agosto de 2013 às 10:38

    Tenho 46 anos, 30 anos de experiência na érea de engenharia elétrica, atuando atualmente em telecomunicações, tenho registro no CREA-MG como técnico e estou concorrendo para o cargo de Analista de Telecom, como proceder, é realmente necessário ter formação superior?

    Como ser competitivo com experiência e sem formação superior?

    Necessito de recolocação profissional.

    • PH

      10 de abril de 2016 às 20:31

      Marcelo,
      Depende do contratante, não existe regra que diga que o profissional tem que ter formação superior para ter o cargo de analista, respondo isso com propriedade, pois tenho formação técnica, ainda estudando em nível superior e tenho o cargo de Analista de telecom PL. Tenho o cargo, mas não posso deixar de dizer que meu gerente me cobra o nível superior… Rsrsrs
      Então volto a dizer, depende da empresa (contratante), algumas exigem nível superior outras não.
      Em relação a sua segunda pergunta, realmente ter um diploma de nível superior, conta muito no currículo, entrevistas, disputas por empregos, isso na primeira instância, mas o que vai te assegurar no trabalho é sua experiência e conhecimento…
      Boa sorte e que Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *