O que faz um analista de segurança do trabalho

Com a crescente preocupação com as condições de segurança no local de trabalho, o profissional que desempenha funções de analista de segurança do trabalho tem ganhado importância no mercado, sendo cada vez mais procurado.

Atuando como analista de segurança do trabalho, o profissional terá como atividades principais a realização de auditorias relacionadas com a segurança, o treinamento de funcionários de modo a garantir o conhecimento das regras de segurança e manuseio de equipamentos para a minimização de acidentes, a promoção e implantação de processos e procedimentos que visam tonar o ambiente de trabalho mais seguro, o desenvolvimento de ações diversas com o intuito de diminuir o risco trabalhista, a atualização, estruturação e/ou reformulação das normas internas da empresa de acordo com a legislação em vigor, a inspeção e a supervisão de instalação de equipamentos, o desenvolvimento de mapas de riscos, entre outras.

Regra geral, para desempenhar o cargo de analista de segurança do trabalho, o indivíduo necessita de possuir formação ao nível técnico ou ao nível superior relacionada com a área de segurança no ambiente laboral. Dependendo da empresa para qual o profissional se candidata o conhecimento nas áreas de Engenharia ou Recursos Humanos, bem como a fluência em Inglês e a disponibilidade para viajar são considerados mais valias. Em relação aos salários, estes costumam rondar os R$ 4.500,00.

1 Comentário

  1. Vanderlei

    24 de agosto de 2014 às 12:12

    Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *