O que faz um analista de segurança da informação

Esta é uma carreira que tem ganhado preponderância nos últimos anos, tal como outras que estão ligadas às tecnologias de informação. Nesse sentido, o mercado de trabalho tem procurado profissionais qualificados para preencher os seus quadros, tendo em conta o crescimento econômico, que propicia o aumento e criação de empresas, a procura se mantém constante.

Para poder atuar como Analista de Segurança da Informação o indivíduo deve possuir, impreterivelmente, graduação de nível superior em Tecnologias da Informação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Processamento de Dados, Segurança da Informação ou áreas correlatas. Isto, porque ter conhecimentos sólidos relativamente às tecnologias da informação e segurança da informação é essencial para o exercício da função.

O trabalho de um Analista de Segurança da Informação se resume à pôr em prática as diretivas de uma empresa para a manutenção da segurança da informação da mesma, prevenindo ataques, reduzindo vulnerabilidades e impedindo que dados sensíveis sejam recolhidos por invasores. Para isso, o profissional atua juntamente com chefe ou gerente de segurança da informação no planejamento de estratégias de segurança.

Relativamente aos salários, estes variam entre R$ 2.400,00 e R$ 6.300,00, dependendo da experiência do profissional e da sua formação. Regra geral, profissionais com pós-graduações têm salários mais atrativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *