O que faz um analista de requisitos

O Analista de Requisitos é quem explica e documenta formalmente as funcionalidades exigidas de um software. Ele atende não apenas o cliente que solicita a criação de determinado programa, como também deverá esclarecer as questões da equipe de criação do software em questão.

Para relatar objetivamente as necessidades de um programa, o Analista de Requisitos investiga os motivos que levaram à criação do novo sistema. Com base nas informações que lhe cabe relatar, os analistas de sistema envolvidos no projeto estarão mais cerca de atender os objetivos de seu cliente.

Ainda que se comente que essa é uma profissão bastante ligada à área das comunicações, é importante que esse profissional também saiba desenvolver sistemas para poder realizar um bom trabalho.

O Analista de Requisitos necessita conhecer a linguagem de sistemas e as possíveis soluções tecnológicas na criação de um programa para poder orientar o cliente quanto à viabilidade de suas exigências.

Seu trabalho não envolve apenas escutar e relatar. Enquanto o cliente comenta o seu objetivo para o software a ser criado, ele tenta encontrar os caminhos tecnológicos possíveis para obter o melhor resultado.

Seu trabalho poderia ser comparado ao de um arquiteto. Se uma casa é mal desenhada antes de ser construída, é possível que tenha muitos problemas quando já estiver sendo habitada. É fundamental que o planejamento que precede o desenvolvimento de um programa seja o mais detalhado possível. Isso evitará problemas que poderá ter o software no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *