O que faz um analista de redes sociais

Você já ouviu falar em Facebook, Twitter, Flickr ou Orkut? Estes são apenas alguns exemplos das redes sociais mais usadas no Brasil. Você e milhões de outros brasileiros certamente já fazem parte de uma delas… Inclusive empresas. Isso mesmo. Empresas.

Com o intuito de tornar o seu produto ou serviço conhecido no meio virtual, empresas estão cadastrando-se em redes sociais. Mas quem faz isso, geralmente, não é o diretor da empresa… Ele contrata um analista de redes sociais para administrar as redes sociais da empresa. Além disso, um analista de redes sociais define, desenvolve, implementa e acompanha as políticas de mídia social, os seus procedimentos e recursos.

Este profissional também identifica as novas tendências de mídia social e novas oportunidades. Ele se relaciona com agências de assessoria de imprensa para divulgação de cases nas redes sociais e monitora o nome da empresa em mecanismos de busca, como por exemplo, o Google. O analista de redes sociais pode também intermediar conversas em blogs e fóruns, monitorar campanhas na internet e elaborar relatórios de resultados.

Os pré-requisitos para tornar-se um analista de redes sociais são: ter curso superior em Comunicação, Jornalismo ou Relações Públicas; ter experiência em postagem de informação nas redes sociais e saber dominar as mesmas. Além destes requisitos, espera-se que o analista de redes sociais tenha conhecimento em edição e criação de imagens.

1 Comentário

  1. Elaine Aparecida Da Rosa

    30 de Janeiro de 2013 às 13:06

    O pré-requisito é taxativo? Para que possui curso superior em Ciências Jurídicas e Sociais, uma área das ciências humanas, terá oportunidade de tornar-se um analista de redes sociais? grata, elaine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *