O que faz um analista de qualidade de software

Existe muita confusão no mercado relativamente a quais as funções de um analista de qualidade de software. No entanto, para clarificar quaisquer incompreensões vale citar que o analista de qualidade de software é o profissional que valida o processo utilizado na criação e desenvolvimento do mesmo.

Este profissional esta envolvido no desenvolvimento do software, participando ativamente do processo de programação e, quando este é finalizado, o analista de qualidade de software tem como responsabilidade a validação e certificação do processo usado no desenvolvimento do programa, de forma a garantir a qualidade do mesmo. Dessa forma, o analista de qualidade de software se distancia do analista de testes – função que por vezes se sobrepõe à análise de qualidade, mas que não tem o mesmo objetivo –, na medida em que o analista de testes é o responsável pela validação do produto final em si e não da forma como este foi elaborado.

Para atuar como analista de qualidade de software é necessário ter formação ao nível superior em ciências da computação, sistemas da informação e áreas afins. Sendo que a aposta na formação complementar, pós-graduações ou extensões, é uma mais valia, especialmente caso seja na área de qualidade de softwares, em específico. Em termos de remuneração esta varia entre R$ 1.600,00 a R$ 3.800,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *