O que faz um analista de QSMS

Antes de falar sobre quais são as funções de uma Analista QSMS, convém esclarecer que QSMS é um acrônimo para Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Dessa forma, o Analista QSMS é um profissional multidisciplinar que trabalha com qualidade e sistemas integrados (segurança, meio ambiente e saúde).

O Analista QSMS pode atuar em vários tipos de indústria, sendo que as suas funções específicas variam de acordo com a empresa para a qual fornece os seus serviços. No entanto, de forma geral, o indivíduo que atua como Analista QSMS é responsável pelo desenvolvimento e implantação de projetos que visem melhorar a qualidade da produção e do ambiente de trabalho, assim como a segurança e a saúde dos trabalhadores, sem que o processo produtivo tenha um efeito negativo no meio ambiente.

Portanto, para atuar como Analista QSMS o indivíduo além de ter formação de nível superior, preferencialmente nas áreas de Direito, Biologia, Medicina, Arquitetura, Engenharia, Administração ou Gestão Ambiental, deve cursar uma especialização que permita adquirir conhecimentos concretos de como atuar convenientemente na área de qualidade e sistemas integrados (QSMS). Existem várias instituições de ensino que oferecem este tipo de formação, sendo que o seu objetivo principal é sempre formar profissionais que estejam aptos a analisar, implantar e gerir projetos de sistemas de gestão integrados, pelo que habilitam os indivíduos com conhecimentos sobre qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.

Relativamente à remuneração, a faixa salarial de um Analista de QSMS pode variar entre R$ 5.000,00 e R$ 15.000,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *