O que faz um analista de pricing

O analista de pricing nada mais é do que um profissional com formação adequada para levar a cabo pesquisas de mercado que visam compreender a concorrência e os preços praticados no mercado.

Nesse sentido, as suas principais funções estão relacionadas com a pesquisa e análise de mercado, pesquisa de preços e monitoramento de mercado, participação no planejamento estratégico, análise de custos operacionais e busca de eficiência operativa, preparação, seguimento e controle de budget e forecast, bem como o desenvolvimento de tabelas comparativas de produtos e elaboração de relatórios referentes às comparações de preços efetuados de acordo com as variáveis pertinentes.

De forma a atuar eficientemente como analista de pricing, as empresas acreditam que o indivíduo deve ter formação de nível superior, preferencialmente nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia ou áreas afins. Adicionalmente, para um exercício pleno das funções são ainda preferidos indivíduos que tenham um sólido conhecimento de Informática, nível de Inglês avançado ou fluente e experiência prévia em funções relacionadas com o planejamento financeiro e similares.

No que diz respeito à remuneração, esta pode variar de acordo com o local onde o analista de pricing trabalha. No entanto, há um consenso sobre a faixa salarial estar entre R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00.

3 Comments

  1. Andrea

    9 de agosto de 2016 às 12:01

    Gostaria de obter mais informações sobre a função de pricing…fui deslocada para esta área pela empresa que trabalho e quero me aprofundar ao máximo no assunto!

    Agradeço muito!

    Andrea

  2. Telma Danielle Schulz Maresch

    6 de julho de 2017 às 12:18

    Qual o CBO para Analista de Precificação?

  3. Elizangela

    10 de outubro de 2017 às 18:50

    Olá tenho muitas perguntas gostaria de manter contacto no meu email pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *