O que faz um analista de orçamento

Um analista de orçamento é o profissional responsável pelo acompanhamento e resolução de problemas com orçamentos, podendo também acumular a responsabilidade de elaboração de orçamentos, controle das finanças e patrimônio de determinado setor da administração pública ou de uma empresa, bem como estudo análise, pesquisa e interpretação de legislação relevante para a sua área de atuação. Embora a função pública seja o campo de atuação mais comum para um analista de orçamentos, este profissional também encontra colocação no setor privado.

Para exercer a função de analista de orçamento o indivíduo deve ter graduação em contabilidade, economia ou administração, já que o cargo remete para tarefas relacionadas com a gestão econômico-financeira de um empresa ou setor administrativo. Apesar de ser não ser obrigatório, para efeitos de progressão de carreira, será aconselhável que o profissional invista na formação contínua e na reciclagem de conhecimentos, dado que o seu campo de atuação sofre alterações periódicas, especialmente no que diz respeito à legislação orçamentária.

Na função pública a remuneração em início de carreira ascende ao R$ 13.000,00. Porém, para ter acesso ao cargo, como em qualquer outra função da administração pública, é necessário preencher os requisitos presentes no edital e ser aprovado em concurso público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *