O que faz um analista de inteligência de mercado

Segundo estudos, o analista de inteligência de mercado é um dos profissionais mais difíceis de encontrar no Brasil. A sua atividade se baseia no estudo do mercado onde a empresa atua, de forma a melhorar as estratégias de vendas e marketing da companhia, potenciando o seu crescimento.

Assim sendo, para trabalhar como analista de inteligência de mercado o indivíduo deve possuir curso superior em Marketing, Administração, Economia ou áreas correlatas. Sendo uma mais valia fulcral possuir pós-graduação complementar, por exemplo: se o individuo tem formação de nível superior em Marketing, uma pós em Administração pode ser um diferencial interessante. Em termos de remuneração, a faixa salarial varia entre R$ 5.000,00 e R$ 6.500,00.

Entre as funções daquele que exerce a atividade de analista de inteligência de mercado estão a elaboração de pesquisas de tendência de mercado, coleta e análise de dados, elaboração de relatórios diagnósticos de estratégias implementadas e de vendas, análise da concorrência, estudo de movimentações estratégicas e desenvolvimento de táticas de posicionamento, visando o ganho de vantagem competitiva, entre outras.

Tendo em conta o crescimento econômico, o desenvolvimento empresarial e a escassez de profissionais habilitados para trabalhar nessa área, o mercado de apresenta bastante favorável e com tendência a necessitar de mais mão de obra especializada nos próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *