O que faz um analista de GIS

Para quem nunca ouviu falar, GIS significa Geographic Information System, ou seja, Sistema de Informação Geográfica. Existem diversos modelos deste software, que podem ser usados com infinitas aplicações dentro das empresas. Por isso o campo de atuação deste profissional é muito vasto.

Em geral, o analista GIS atua trazendo soluções técnicas de acordo com a área de atuação da empresa. Um vasto conhecimento na área de informática é fundamental, pois o profissional lidará diretamente com informações matemáticas e físicas, além de atuar também com banco de dados e com ambiente web.

Grande parte das empresas exige formação superior completa em Análise de Sistemas, Matemática, Ciência da Computação ou Tecnologia da Informação. Além disso, conhecimento em Oracle, SQL, linguagem C++ e desenvolvimento .NET são básicos. Ter inglês fluente será um diferencial, principalmente porque o profissional irá lidar com informações e clientes de outros países.

O salário de um analista GIS júnior é aproximadamente 2 mil reais. Já para quem tem experiência, o valor pode se tornar ainda mais atrativo, iniciando com 6 a 7 mil reais por mês. Boa parte das empresas também oferece benefícios, como vale transporte e vale refeição. Há também casos em que o trabalho do profissional é reconhecido a ponto que este receba uma participação nos lucros, o que aumenta consideravelmente o salário, podendo dobrar o valor recebido por mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *