O que faz um analista de fraude

Este é um profissional que atua, por norma, com empresas relacionadas ao setor financeiro que tenham um grande número de clientes. Portanto, a sua área de atuação se prende com a prevenção de fraudes que possam levar a um prejuízo à empresa, seja esta um estabelecimento bancário, uma empresa especialista em concessão de crédito ou de qualquer outra área do setor financeiro.

Entre as atividades mais comuns de um analista de fraude estão a análise de movimentação de contas bancárias, cartões de débito e cartões de crédito, a elaboração de relatórios diagnósticos para acompanhamento gerencial e da diretoria, desenvolvimento de estudos preventivos, elaboração de planos de ação contra fraude, desenvolvimento de processos internos e regras que previnam fraudes, bem como identificação das causas que facilitam que fraudes sejam bem sucedidas, identificação de oportunidades de melhoria e fiscalização da sua implementação.

De forma a poder atuar como analista de fraude o indivíduo deve estar cursando ou possuir ensino superior completo, tendo graduação em Matemática, Economia, Estatística, Administração de Empresas e áreas correlatas. Adicionalmente, pós-graduações e conhecimentos de aplicações informáticas usadas em ambiente profissional são mais valias incontestáveis.

Em termos de remuneração, a faixa salarial de um analista de fraude varia entre os R$ 1.000,00 e R$ 2.500,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *