O que faz um analista de exportação

O indivíduo que atua como analista de exportação tem como principais atribuições ser responsável pelas exportações feitas pela empresa para a qual trabalha, passando pela prospecção de clientes, manutenção de contato, elaboração de propostas, tramitação documental necessária, liberação alfandegária, sempre acompanhando todo o processo. Além disso, ainda somam às suas responsabilidades o registro de informações em sistema e a elaboração de relatórios operacionais.

De modo a poder atuar como analista de exportação é necessário ter formação de nível superior preferencialmente em uma das seguintes áreas: Administração de Empresas, Comércio Exterior, Relações Internacionais ou Economia. No entanto, indivíduos com graduações em áreas relacionadas também são cotados para o cargo, desde que compreendam e consigam desempenhar as funções inerentes ao cargo. Adicionalmente, ter fluência em Inglês, saber lidar com diferenças socioculturais e ter sólidos conhecimentos de Informática na ótica do utilizador são claras mais valias. É importante ainda referir que o salário médio de um analista de exportação ronda os R$ 3.300,00.

Este profissional tem que possuir conhecimentos aprofundados sobre Comércio Exterior, Tratamento Fiscal, Exportação e Trade Finance, Normas Cambiais, Negociação e Pesquisa de Mercado. Estes conhecimentos podem ser adquiridos através uma graduação, pós-graduação ou curso especializado em aprofundar conhecimentos necessários à atividade de analista de exportação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *