O que faz um analista de desenvolvimento

Com o crescimento das empresas e a necessidade de profissionais específicos para se dedicar a determinadas áreas, se tornou necessário criar um cargo que pudesse acompanhar o desenvolvimento, seja tecnológico, seja administrativo, das empresas. Com isso, surgiu o cargo de analista de desenvolvimento, que é o profissional responsável por controlar as demandas de uma determinada área e projetar soluções eficazes para o bom funcionamento da mesma.

Por isso, vemos esse tipo de profissional nas mais diversas áreas. Para o campo de informática, as opções de atuação são muito mais abundantes, como é o caso dos cargos de “Analista de Desenvolvimento de Sistemas”. Há ainda, o cargo de “Analista de Desenvolvimento de Produto”. Em ambos vemos uma variedade de possibilidades de atuação, já que os sistemas e os produtos podem ser dos mais diversos tipos, desde produtos tecnológicos até serviços prestados por um provedor de internet.

Para chegar a este cargo, é necessário bastante experiência na área. Em geral é possível chegar ao cargo de analista quando se obtém vasto conhecimento do negócio em que se atua, bem como entendendo todos os processos pelo qual é possível obter lucros e minimizar as perdas de uma empresa. Por isso, é muito comum vermos pessoas com nível superior atuando nestes cargos.

As qualidades buscadas no analista de desenvolvimento são: olhar crítico, criatividade, bom relacionamento pessoal, saber trabalhar em equipe e pró-atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *