O que faz um analista de demanda

O Analista de Demanda é o profissional responsável pela previsão e desenvolvimento de demanda de determinado produto em uma empresa. Assim, quem exerce esta função deve ter um conhecimento aprofundado do ciclo de vida dos produtos, bem como saber analisar os dados e históricos de vendas de modo a fazer previsões precisas relativamente à demanda necessária para suprir quebras de estoque sazonais ou relacionadas com promoções. Em algumas empresas, o Analista de Demanda também é responsável pela suspensão de venda de produtos e pela geração de previsões de venda.

Tendo em conta as responsabilidades inerentes à função, para que um indivíduo possa atuar como Analista de Demanda é imprescindível que tenha conhecimentos de métodos estatísticos e experiência no ramo do varejo ou industrial. Portanto, as empresas procuram indivíduos com formação de nível superior em Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis ou áreas correlatas.

Ter conhecimentos avançados do pacote Office, em especial Excel e Access, ter conhecimentos de Inglês e outros idiomas, tal como experiência em funções semelhantes é sempre uma mais valia para atuar como Analista de Demanda.

Em termos de remuneração, a média salarial para quem trabalha como Analista de Demanda é de R$ 4.000,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *