O que faz um analista de comunicação

O Analista de Comunicação é o profissional responsável pelo planejamento da comunicação interna de uma empresa, estando, por isso, ao seu encargo a comunicação corporativa e a interface com diversas áreas da empresa. A denominação de Analista de Comunicação muitas vezes está relacionada também com funções como gestão de projetos de comunicação, assessoria de imprensa, produção de conteúdos para diversos tipos de mídia e outras tarefas relacionadas com transmitir mensagens de forma clara e eficiente para um grupo específico.

Para atuar como Analista de Comunicação é essencial ter graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo ou Relações Públicas. Pós-graduações, conhecimentos sólidos de Informática, especialmente de softwares de manipulação de imagem, assim como fluência em Inglês e em outros idiomas são grandes mais valias.

É possível trabalhar exercendo este cargo em empresas públicas e privadas, sendo que a remuneração média ronda os R$ 2.700,00 no setor privado e pode chegar ao R$ 13.000,00 no setor público.

Em termos de mercado de trabalho não existe nenhum crescimento acentuado, mas a procura é constante, especialmente por parte de empresas em expansão, que se vêm tendo que lidar com a comunicação interna de forma mais eficiente, e por grandes empresas que necessitam reforçar o seu departamento de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *