O que faz um analista de compliance

Um profissional de extremo valor para as grandes empresas, o analista de compliance irá avaliar se os processos, tanto administrativos quanto financeiros, estão em concordância com as leis e a política interna de uma empresa. Apesar de ser uma área nova, a compliance já é vista como promissora, principalmente para quem gosta de atuar com regulamentação.

Este cargo surgiu no mercado financeiro, no entanto está sendo amplamente notado em diversos segmentos que precisam de controle e regulamentação.

Dentre as diversas funções de um analista de compliance, podemos identificar: controle e mapeamento dos riscos em processos, acompanhamento da criação das normas internas de uma empresa, além de assegurar que estas serão devidamente cumpridas, acompanhamento de auditorias internas e externas, revisão de contratos e gestão de licenças de softwares.

A maioria das vagas para este cargo exige inglês fluente. Além disso, também é fundamental ter em seu currículo uma formação superior completa em Economia, Administração ou Direito. Dependendo do segmento da empresa, também são admitidos como analistas de compliance aqueles que são formados em Engenharia.

Independente da sua área de formação, para atuar nesta área você deve saber trabalhar muito bem em equipe, além de ter uma capacidade excelente de lidar com as pessoas, já que você estará o tempo todo avaliando os processos que elas utilizam diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *