O que faz um analista de business intelligence

O negócio funciona, mais ou menos, assim: o analista de business intelligence (ou analista de BI) identifica padrões nos dados armazenados, e tendo como base estes padrões, ele propõe análises que preveem o andamento de um determinado produto ou o comportamento de um cliente. Assim, ele colabora com outras áreas da empresa tais como a área financeira e a de marketing.

Entre as tarefas exercidas pelo analista de BI estão:

  • A criação de aplicações e análise de dados;
  • A definição de padrões e melhores práticas de desenvolvimento;
  • A elaboração de um cronograma do projeto e relatórios gerenciais;
  • A liderança de equipes multidisciplinares;
  • A observação de empresas concorrentes;
  • A negociação com usuários.

Para tornar-se um analista de business intelligence é preciso ter ensino superior completo em Tecnologia da Informação, em Engenharia da Computação ou Ciências da Computação.

Espera-se que o profissional tenha conhecimento em gestão técnica e operacional de projetos de BI para plataformas SAP / R3. Além disso, o analista de business intelligence precisa ter conhecimentos em módulos FI, CO, MM e ABAP e conhecimento intermediário ou avançado da língua inglesa.

O mercado de trabalho para este profissional é bastante atrativo, uma vez que ele desempenha papel fundamental nas questões estratégicas da empresa, permitindo a tomada de decisões corretas, evitando, assim, possíveis riscos de falhas nos projetos.

3 Comments

  1. Cleiton

    21 de setembro de 2012 às 12:21

    Sou estudante de TI e estou no 3º perido, tenho muito interesse em ser analista BI, gostaria de auxilio quanto a cursos preparatorios, ainda falta 1 ano e 6 meses para formar, tema alguma chance de formar e com base nos cursos preparatorio ser um analista de BI?

    Aguardo

  2. Jader Schiavoni

    15 de outubro de 2015 às 13:33

    Só achei meio estranho a obrigatoriedade SAP, ja que pode ser em qualquer sistema, parece mais que essas informações foram tiradas de um site de recursos humanos de alguma vaga especifica.

    • Jader Schiavoni

      15 de outubro de 2015 às 13:33

      Garoto vai pra cima, procura fazer cursos de BI que com certeza o mercado esta precisando
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *